quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O que andas a ler?



Títtulo: “O Abissínio”


Autor: Jean-Christophe Rufin.
Edições ASA


ISBN: 972-41-2132-1


(romance histórico)


---


Leitora: Prof. Teresa Caseiro Marques


---
«Na origem deste livro encontra-se um facto histórico: Luís XIV, o Rei-Sol, com o intuito de estender o seu poder, mas também por curiosidade intelectual, enviou uma embaixada ao Négus da Etiópia, um dos mais míticos e tenebrosos dos grandes soberanos do Oriente. O Abissínio é o romance dessa aventura fabulosa. Jean- Baptiste Poncet, jovem médico dos pachás do Cairo, será, por uma extraordinária reunião de circunstâncias, o herói dessa epopeia barroca e poética, onde a aventura, a amizade, o amor e a descoberta juntam as suas forças para cativar o leitor e fazê-lo percorrer, também ele, idêntico caminho.
Mas atenção: por detrás da sua simplicidade, da sua ternura, do seu humor, este romance de aventuras encerra uma fábula trágica. Jean-Baptiste é o homem que, tendo descoberto um novo império e a sua civilização, tudo fará para desencorajar as tentativas daqueles que o querem converter. Graças a ele, a Etiópia escapará a qualquer conquista estrangeira e guardará até aos nossos dias a sua força e o seu mistério.
A viagem iniciática de Jean-Baptiste e de Alix, a sua companheira, a história do seu amor, constituem a trama deste périplo casanoviano nas margens do Grande Século, que nos leva a meditar sobre o que o Ocidente poderia ter sido se se tivesse contentado em ir até aos outros sem os querer conquistar.
O Abissínio é um romance bem actual, uma parábola sobre ódios de fanatismo, a força da liberdade e a possibilidade de ser feliz.»

0 comentários: