segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O que eles escreveram

Só hoje é que houve tempo para digitalizar estas folhas, que são o testemunho dos participantes nas actividades, "Dia Internacional das Bibliotecas" e o "Dia das Bruxas ou Halloween".

"Dia das bruxas / Hallowenn"
O medo é uma defesa do nosso organismo, do tipo: instinto de protecção da espécie.
Todos nós já sentimos medo.
Sentimos medo desde criança.
Uns tem medo da escola, outros tem medo de certos animais, outros do escuro ou das trovoadas.
O medo é uma sensação de fraqueza perante o desconhecido ou perante aquilo que nos parece superior a nós.
Os medos vão evoluindo na nossa vida. Os medos mal resolvidos, transformam-se em fobias na idade adulta.
Os psicólogos entendem que será bom falar dos nossos medos, talvez seja uma forma de os ultrapassar ou pelo menos aliviar algum sofrimento.
A primeira coisa que constatamos é que não estamos sós! Afinal todos têm medo ou já o tiveram. Isso dá-nos outro conforto, retira-nos um pouco a sensação de culpa, e abre-nos caminhos para superarmos alguns problemas.
Nem todos os medos são prejudiciais ao desenvolvimento das crianças e jovens. Se não tivéssemos medo quem não arriscaria a fazer algumas avarias?
O dia do Halloween hoje foi também especial porque se aproveitou para escrever e falar nos nossos medos, e foi bem interessante.

No início houve alguma inibição em partilhar os medos. Depois quando algumas pessoas foram levando as coisas para a brincadeira, alguns alunos aderiram e foram registando alguns.
A brincar a brincar, lá se foi escrevendo sobre, o escuro, as agulhas, as cobras, as aranhas, os filmes de terror, as vertigens…
As brincadeiras “assustadoras” com a D. Céu e D. Adília, resultaram!
!

3 comentários:

Anónimo disse...

óla somos o 6ºE e participamos nesta actividade

Anónimo disse...

Achamos a actividade do Halloeen muito engraçada e interessante porque as estátuas vivas estavam muito divertidas.6ºE Ana número 1º, Sara Teixeira número 19º, Paula número 12º e Sara Martins número 18º.

Anónimo disse...

Olá! Sou o Carlos do 6ºE. Achei muito giro porque gostei das estátuas vivas.