sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A cidade dos resmungos


Era uma vez um lugar chamado Cidade dos Resmungos, onde todos resmungavam, resmungavam, resmungavam.

No Verão, resmungavam que estava muito quente. No Inverno, que estava muito frio. Quando chovia, as crianças choramingavam porque não podiam sair. Quando fazia sol, reclamavam que não tinham o que fazer. Os vizinhos queixavam-se uns dos outros, os pais queixavam-se dos filhos, os irmãos das irmãs. Todos tinham um problema, e todos reclamavam que alguém deveria fazer alguma coisa.

Um dia chegou à cidade um vendedor ambulante carregando um enorme cesto às costas. Ao perceber toda aquela inquietação e choradeira, pôs o cesto no chão e gritou:

— Ó cidadãos deste belo lugar! Os campos estão abarrotados de trigo, os pomares carregados de frutas. As cordilheiras são cobertas de florestas espessas, e os vales banhados por rios profundos. Jamais vi um lugar abençoado com tantos benefícios e tamanha abundância. Por quê tanta insatisfação? Aproximem-se, e eu mostrar-lhes-ei o caminho para a felicidade.

Ora, a camisa do vendedor ambulante estava rasgada e puída. Havia remendos nas calças e buracos nos sapatos. As pessoas riram ao pensar que alguém como ele pudesse mostrar-lhes como ser feliz. Mas, enquanto riam, ele puxou uma corda comprida do cesto e esticou-a entre dois postes na praça da cidade.

Então, segurando o cesto diante de si, gritou:

— Povo desta cidade! Aqueles que estiverem insatisfeitos escrevam os seus problemas num pedaço de papel e ponham-no dentro deste cesto. Trocarei os vossos problemas por felicidade!

A multidão aglomerou-se ao seu redor. Ninguém hesitou diante da oportunidade de se livrar dos problemas. Todos os homens, mulheres e crianças da vila rabiscaram a sua queixa num pedaço de papel e lançaram-no no cesto.

Observaram o vendedor que pegava em cada problema e o pendurava na corda.

Quando terminou, havia problemas a tremularem em cada polegada da corda, de um extremo a outro. Disse então:

— Agora cada um de vocês deve retirar desta linha mágica o menor problema que puder encontrar.Todos correram para examinar os problemas. Procuraram, manusearam os pedaços de papel e ponderaram, cada qual tentando escolher o menor problema. Ao fim de algum tempo, a corda estava vazia.

Eis que cada um segurava o mesmíssimo problema que tinha colocado no cesto. Cada pessoa havia escolhido o seu próprio problema, achando ser ele o menor de todos.

Daí por diante, o povo daquela cidade deixou de resmungar constantemente. E sempre que alguém sentia o desejo de resmungar ou de reclamar, pensava no vendedor e na sua corda mágica.

William J. Bennett

O Livro das Virtudes

II Editora Nova Fronteira, 1996(adaptação)

De olho na ortografia


Regulamento do concurso «De olho na ortografia»


Condições de participação
1. A participação neste campeonato está aberta a todos os alunos do 2º e 3º ciclos, encarregados de educação, professores e funcionários desta escola, limitando-se ao preenchimento de uma ficha de inscrição.
2. As equipas dos alunos serão formadas de 5 elementos.
3. Os encarregados de educação participarão em equipas de 5 elementos com outros encarregados de educação e também poderão formar par com o seu educando, perfazendo 2 elementos.
4. Os professores e funcionários alinharão em equipas de 5 elementos.
5. Cada equipa apresentará somente uma prova que a irá representar, tal como o elemento que marcará presença na final, ultrapassadas as eliminatórias do concurso.


Competências e composição da comissão organizadora do concurso

Compete à comissão organizadora:

1. Definir o número e conteúdo das provas
2. Acompanhar e controlar o seu prosseguimento
3. Afixar a lista de concorrentes admitidos no blog da biblioteca e nos pavilhões
4. Admitir e validar os resultados obtidos nas diferentes provas do concurso

Categorização das provas

Os concorrentes serão todos admitidos à primeira prova, mediante inscrição prévia, passando somente às fases seguintes quando apurados, segundo as regras do concurso.

1. Questionário de escolha múltipla de acordo com as categorias dos concorrentes;
Local: sala de aula de acordo com o calendário afixado nos locais habituais e no blog da biblioteca;
Tempo: 10 minutos
Selecção do maior número de respostas correctas;

2. Redacção de um ditado de acordo com as categorias dos concorrentes; Tempo: 10 minutos
Local: sala de aula de acordo com o calendário afixado nos locais habituais e no blog da biblioteca;
Selecção dos melhores ditados


3. Conjunto de três questões respondidas oralmente e em presença de todos os seleccionados;
Local: Auditório Via láctea
Tempo: 2 minutos para cada concorrente.



Em caso de empate proceder-se -à às seguintes provas de desempate:
1. Maior número de respostas em menor tempo;
2. Pergunta única dirigida a todos os apurados. O concorrente mais rápido a responder correctamente será o vencedor no seu grupo etário.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Kit "O Mar"


Os kits temáticos são realizados na vitrine localizada no átrio prinicpal do pavilhão A.
Um espaço reduzido, é temporáriamente transformado pelas professoras Alice e Mabília, num espaço de informação capaz de despertar a atenção de todos que passam no átrio.
O bom gosto e a diversidade são fundamentais.




quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

DOSSIER TEMÁTICO

"O que é um dossier temático?
Um dossier temático é uma forma de organizar um conjunto de documentos que se referem a um mesmo tema, que pesquisamos, reunimos, tratamos e arquivamos. Podes incluir documentos recolhidos em diferentes locais e/ou outros produzidos por ti ou por colegas teus."



A professora Teresa Belo está a dinamizar a construção de dossiers temáticos no 1º ciclo. Elaborou um documento de apoio interessante que responde às perguntas:
O que quero fazer?Do que preciso? Como fazer?


Este documento vai ser enviado também aos docentes do pré-escolar e 2º/3º ciclo, pois há tantas coisas que pesquisamos, depois não sabemos o que lhe fazer e normalmente vão para o lixo no final do ano lectivo.


No 1º ciclo já há cerca de 20 turmas a trabalhar de forma organizada. Parabéns!
(clique na grelha para ampliar)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

CARNAVAL

(CLIQUE PARA AMPLIAR)

sábado, 21 de fevereiro de 2009

CARNAVAL DO AGRUPAMENTO E EXPOSTO NA BIBLIOTECA






























sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Visita à biblioteca





Os alunos da professora Ângela, EB1 nº 7, turma D, visitaram a biblioteca no dia do amor e da amizade (14 de fevereiro) e aproveitaram para entregar os seus trabalhos artísticos sobre o Carnaval.

É a 2ª vez que visitam a biblioteca. Os livros gostam de os ver por cá.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A minha turma salva um livro






Tal como a nossa turma, seria bom que todas pudessem salvar um livro.Ver em RTP Portugal em directode 18/2/2009 2ª parte mais ou menos a meioinhttp://tv1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=19455&idpod=22356&formato=wmv&pag=recentes&escolha=
Um beijinho dos alunos Eb1 - Guiães