quarta-feira, 9 de setembro de 2009

REGISTOS DO CÉU


8 de Setembro de 2009 a 22 de Janeiro de 2010

Em 2009 comemoram-se as primeiras observações astronómicas feitas por Galileu usando um telescópio – uma invenção que marcou o início de 400 anos de extraordinárias descobertas e da revolução científica que alterou a nossa visão do Mundo e do Universo. Neste contexto, integrando as comemorações do AIA 2009 (Ano Internacional da Astronomia), a Direcção - Geral de Arquivos apresentará uma exposição temática alusiva ao estudo e ao impacto da Astronomia testemunhados por manuscritos de grande valor histórico e documental.

A interactividade desta exposição, possibilitada pelas tecnologias de carácter multimedia como o touchscreen, irá constituir uma experiência de aprendizagem gratificante ao permitir experimentar e usufruir do acesso integral aos documentos e, ainda, perceber a relação entre os ensinamentos teóricos aí representados e a construção, funcionamento e uso de objectos expostos, como o astrolábio náutico e o telescópio.

O percurso da exposição inclui também o visionamento de um documentário sobre as técnicas dos Descobrimentos portugueses comparando o seu impacto com os instrumentos de astronáutica na exploração do espaço quatro séculos mais tarde.Sublinhamos ainda o valor didáctico e pedagógico deste evento em que se convocam, mobilizam e articulam conteúdos de diferentes áreas do saber e formação, abrindo a possibilidade de desenvolver projectos interdisciplinares.

A temática da exposição - a astronomia - permitirá:

- compreender como através das viagens marítimas se desenvolveram a Astronomia, a Matemática e a Geografia;

- aprofundar as noções de espaço e de tempo através da solução de problemas concretos;-avaliar a importância do legado cultural, linguístico e científico árabe e hebraico no desenvolvimento da ciência náutica portuguesa;-reconhecer o contributo dos novos conhecimentos para uma cultura crítica do questionamento do lugar do Homem no Universo

- conhecer e valorizar o papel dos Arquivos na salvaguarda e divulgação do património documental;-sensibilizar, através do contacto directo com os documentos à guarda da Torre do Tombo, para alguns aspectos da sua conservação e restauro.

Entrada livre

Para visitas guiadas a grupos(máximo de 25 pessoas por grupo) de é necessária marcação prévia (telef. 217 811 500)Horário:De 2ª a 6ª das 10h às19h

Sábados das 9h30 às 12h30h
TORRE DO TOMBO

0 comentários: