quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A Infância de Jesus


A Infância de Jesus

Muito pouco se sabe com relação à infância de Jesus Cristo. No entanto, dá para compreender que teve uma infância feliz e idêntica a tantas outras crianças da sua época. Durante a maior parte da Sua vida, Jesus partilhou a condição da imensa maioria dos homens: uma vida quotidiana sem grandeza aparente, uma vida de muito trabalho, vida religiosa judaica sujeita à Lei de D e u s e vida na comunidade. De todo este período, é-nos revelado que Jesus era submisso a Seus pais e que crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens (cf. Lc. 2, 52).
No Novo Testamento está escrito pelo apóstolo Lucas que, guiado por seu Pai, Jesus cresceu e se preparou para o ministério desde a sua juventude. Lucas 2:40 declara: “E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”. Também está registado no mesmo capítulo de Lucas que todos os anos, José e Maria e outros Judeus fiéis celebravam o banquete da Páscoa em Jerusalém. Jesus acompanhou Maria e José, quando atingiu 12 anos de idade. (Lucas 2:41-42). Depois da celebração da Páscoa, Maria de José começaram sua jornada de regresso a Nazaré quando eles perceberam que Jesus não estava com eles (Lucas 2:43-45). Eles o encontraram no templo judeu, aconselhando-se com os líderes de lá (Lucas 2:46). Está escrito que “todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas” (Lucas 2:47). Quando lhe perguntaram o que fazia naquele lugar, Jesus respondeu: “Não sabeis que me convém tratar dos assuntos de meu Pai?” (Lucas 2:49), referindo-se ao trabalho espiritual do Pai Celestial.
Entende-se que, quando jovem, Jesus era um filho obediente para Maria e José. Lucas 2:51 diz que ele “lhes era sujeito” mesmo sendo o Filho de Deus. Também que “crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lucas 2:52). Como declarado, ele se desenvolveu de forma intelectual, física, espiritual e social.
Texto: Prof. Fátima Pereira

1 comentários:

Pena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.