quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O dia do Terramoto







Os alunos do 6º F tiveram uma aula de História diferente no Auditório Via Láctea. A estagiária Ana, vestida de dama do século XVIII e a leitura da obra " O dia do Terramoto", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada proporcionaram uma agradável viagem no tempo ( aliás, o nome da colecção do referido livro) a todos os que participaram nesta actividade.

Sob a orientação da professora Ana André e das estagiárias desta turma, os alunos estão a desenvolver o estudo do conteúdo " A época Pombalina- o terramoto de Lisboa e a sua reconstrução" através da leitura, estudo e trabalhos desenvolvidos a partir do livro já citado.

Porque " Ler é o que está a dar" e porque acreditamos que a magia do acto de Ler leva a Aprender, interligamos a Biblioteca com a disciplina de História. Apostámos nos seus recursos para a melhoria do sucesso e para a criatividade de uma aula fora da rotina da sala de aula e seus habituais recursos.

Com a certeza de que vamos conseguir os objectivos traçados: Aprender História incentivando o gosto pela Leitura. Regressar ao passado através de uma viagem mágica e inesquecível ao século XVIII.

Conhecer e admirar uma das personalidades mais marcantes da História de Portugal - O Marquês de Pombal - um ministro reformista com visão de futuro.

Ana André

2 comentários:

Ana disse...

Vale a pena apostar na criatividade e na diferença. O melhor "feed-back" desta actividade é a melhoria do sucesso dos alunos e o gosto de aprender através da Leitura.

bigolandia disse...

Vale a pena trabalhar com quem vê para além das rotinas e do status quo.