quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Saga de um Pensador

A Saga de um Pensador
Livro de Bolso
de Augusto Cury
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 320
Editor: 11 X 17
ISBN: 9789722517843
Sinopse
Neste seu primeiro romance, o psiquiatra Augusto Cury narra a trajectória de Marco Polo - não o navegador e aventureiro veneziano do século XIII, mas um jovem que embarca na grande aventura que é a vida. Marco Polo é um estudante de Medicina, um espírito livre cheio de sonhos e expectativas. Ao entrar para a faculdade, é confrontado com uma dura realidade: a da insensibilidade e frieza dos seus professores, que não percebem que cada paciente é, mais do que um conjunto de sintomas, um ser humano com uma história complexa e única de perdas e desilusões. Indignado, o jovem desafia profissionais de renome internacional para provar que os pacientes com perturbações psíquicas precisam de mais que remédios e diálogo - precisam de ser tratados como pessoas, como iguais. Numa luta constante contra a discriminação, Marco Polo vai provocando uma verdadeira revolução de mentalidades... (Wook)
A Saga de um Pensador de Augusto Cury
Opinião:Excelente! Uma lição de vida.
Enviado pela professora Anabela Quelhas

1 comentários:

Um Pai disse...

Notáveis Colegas:
Elogio e enalteço todos os pensadores que direccionam e orientam o seu harmonioso sentir para o estudo e compreensão da complexa mente Humana.
Extraordinário.
Aconselho, vivamente, verem o filme apaixonante e admirável: "Despertares", a que se calhar já tiveram a delícia de assistir.
Passa-se numa Clínica Psiquiátrica para doentes crónicos, sofredores de dores intensas do foro psíquico, esquizofrenia atípicas, que já teriam tempo de ser algo típicas, seres catatónicos, síndromas encefálico que "os químicos" transformam em seres normais, activos e pensantes.
Buscam a sua preciosa vida perdida há longos anos. Despertam para o quotidiano do mundo e de si próprios em felicidade intensa e plena.
Interessante e que prende os espectadores até ao fim num enredo fantástico e sublime.
Sabem, que conclusão o autor tira no fim? Existem muita FALTA de AMOR, AMIZADE, COMPREENSÃO e DEDICAÇÃO. Estes sentimentos, tudo conseguem!
Vejam e encantem-se, se o desejarem. É apenas uma sugestão.
Com imenso respeito e estima por todos os que se entregam à compreensão dos actos, instantes e dificuldades dos alunos que não possuem o que acabo de focar, mas vivem situações emocionais adversas que trazem para junto de nós, Educadores e, merecem, apoio e entendimento.
Trata-se apenas de uma sugestão.
Sempre na maior consideração por todos vós.
Com simpatia e amabilidade.

Um Pai