sábado, 27 de março de 2010

Balanço da semana da leitura 2010


Cá estou eu a fazer o balanço da semana da leitura no nosso agrupamento.

Resolvi revisitar as actividades que desenvolvemos no ano anterior e constatei que fomos capazes de inovar a favor da leitura e do conhecimento.

Adoptamos uma estrutura idêntica ao longo da semana mas com conteúdos muito diferentes.

Verifiquei também que algumas acções são apenas a continuidade do que acontece ao longo do ano. Isso é bom porque significa que a leitura está sempre presente.

Conseguimos levar a semana da leitura à sala de aula, à biblioteca, à escola, ao agrupamento e ao exterior da escola. Conseguimos certamente plantar a vontade de ler em muitos alunos.

Escrevo no plural, porque foi uma actividade conjugada no plural. Limitei-me apenas a coordenadar. Todo o trabalho se deve aos restantes elementos da equipa, aos alunos, aos docentes, aos pais e aos assistentes operacionais, tendo sempre como cenário de fundo a direcção executiva, viabilizando sempre as nossas intenções. A todos um bem haja.

Um agradecimento especial aos docentes do 1º ciclo e educadoras que pelas barreiras físicas estão sempre um pouco afastados da biblioteca da escola sede e por isso exige-se-lhes uma maior responsabilidade e autonomia, mas que cumpriram também com o grande profissionalismo que se lhes reconhece, as actividades propostas.

O blog continua a desempenhar a sua função de canal de comunicação disponível e aberto a todos, e certamente nos próximos dias serão publicadas todas as notícias que chegarem à caixa de correio electrónico da biblioteca. Algumas delas serão transferidas para uma rede social que já todos conhecem.

Um aplauso para todos!

Quem lê, vê mais; quem lê, sonha mais; quem lê, decide melhor; quem lê, governa melhor; quem lê, escreve melhor. Poucos são os actos que valorizamos e que praticamos que não possam ser melhorados com mais leitura.

in O Professor Sentado: Um Romance Académico, Edições Duarte Reis, Lisboa, 2004


4 comentários:

Maria de Fátima disse...

O agrupamento está de parabéns e a biblioteca também. Um destaque especial para a coordenadora da BE que consegue congregar vontades e dar visibilidade às actividades de cada um - este blog é a expressão disso.
Continuem com este maravilhoso trabalho.

O Nosso Mundo da Imaginação disse...

Anabela e Equipa da Biblioteca:
A Biblioteca e as suas actividades fabulosas conseguem desaguar perto do que se pode dizer como sendo a tão ansiada e desejada escola ideal.
Passo e, aproveito este espaço, para dar a palavra a uma aluna de somente 11 anos que visiona, com delícia e encanto, o seu sentir sobre a mesma.

Para mim, a Escola Ideal era aquela que só tinha os nossos amigos, os verdadeiros, os tais que nos apoiam nos bons e maus momentos, aqueles que não nos deixam ficar mal.

Queria um jardim aberto à nossa imaginação e criatividade! Queria mais para além de um sonho, queria uma pequena ilusão que um dia se tornasse realidade! O afecto, o carinho, a amizade, a lealdade...tudo o que sempre sonhei numa união só!

Queria celebrar todos os momentos importantes, compartilhar e animar quando alguém estivesse numa situação desesperada...!

Queria mais...muito mais!!!

O que realmente precisamos para o nosso crescimento...Não o Temos!!! Um melhor campo de futebol onde toda a gente pudesse expressar o que sente, uma piscina para navegar as ideias, salas modernas e isoladas para não se ouvir o barulho das outras salas, casas de banho privadas com o nome de cada aluno...para não termos de esperar mais para o que Nunca mais chega!

Precisamos de uma escola melhor onde pudéssemos exprimir ideias e sentimentos novos!

Queremos ter uma Escola onde não nos prendam as ideias, temos de as agarrar antes que elas se escapem!

Margarida Alves - Área de Projecto-Ano Lectivo de 2009/2010
11 anos de idade.
Penso que não há mais palavras...

Parabéns, Biblioteca!

prof da escola disse...

Parabéns pelo trabalho realizado e pela forma como tem sido divulgado.

Ana disse...

PARABÉNS A todos os que se empenharam na realização das actividades da Semana da Leitura ! Felicito a coordenadora da BE pelo dinamismo e incentivo que nos transmite e pela divulgação e valorização do nosso trabalho !