sábado, 27 de março de 2010

Bruxas, princesas e dragões





Há muitos muitos anos, ainda no tempo das fotocópias apenas a preto e branco, tomei conhecimento de um trabalho realizado por uma escola norueguesa, que tinha o nome de KIT. Reuni os materiais que me proporcionaram, as imagens eram péssimas mas a ideia era brilhante. O nome de KIT aplicava-se porque fazia lembrar um jogo de ferramentas destinado a explicar algo, ou um mostruário sobre um assunto.
Essa escola possuía kits temáticos que transportava em malas de viagem, e serviam de apoio à sala de aula para uma melhor motivação dos alunos.
Esta ideia acompanhou-me durante anos e logo que a nossa escola adquiriu um armário expositor para a entrada, há 10 ou 12 anos atrás, propus-me a fazer os nossos primeiros kits, passíveis de serem observados por todos e que acrescentavam sempre algum conhecimento ao observador. Nessa altura fiz diversos, a maioria relacionadas com as artes plásticas.
Transportei essa ideia para a biblioteca, mas sem tempo para a concretizar. Convenci as professoras Mabília e Alice a imaginar os kits da biblioteca e a construí-los. Têm sido expostos regularmente e sempre diferentes. Estou convencida que esta ideia foi parar às mãos certas. Os kits apresentados têm primado pelo bom gosto, pela conjugação de textos, imagens e objectos ao serviço da leitura, e com grande criatividade. É uma pequena actividade, mas que requer imenso trabalho, que nem sempre é reconhecido.
Vejo por vezes os alunos deliciados a observar todos os pormenores que estão dentro da vitrine e por vezes voltam para ver mais uma vez.
Convido-vos a ver o KIT de Março denominado "Bruxas, princesas e dragões": uma verdadeira porta de entrada para o mundo da fantasia.
De quem é aquele vestidinho cor de rosa????

Professoras Alice e Mabília, os alunos agradecem.


0 comentários: