quinta-feira, 29 de abril de 2010

ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade

Na Semana da Ciência, os professores de ciências da natureza e ciências naturais deram a conhecer aos alunos da escola, um dos grandes eventos comemorativos do Ano Internacional da Biodiversidade a eleição das "7 Maravilhas Naturais de Portugal".

Os professores fizeram a apresentação deste projecto, organizado em Portugal pela New 7 Wonders Portugal, que pretende inspirar e sensibilizar a população em geral para a necessidade de preservar o legado deixado às futuras gerações. A organização nesta eleição antecipa a campanha para escolher a nível internacional as Novas 7 Maravilhas da Natureza, que se realizará apenas em 2011.

Ficou a comunidade escolar a conhecer todo o processo desenvolvido até chegar à última fase, já mediatizada na comunicação social, em que a população portuguesa elegerá de entre as 21 finalistas as 7 maravilhas naturais.

Cada aluno ficou incumbido de passar a mensagem aos encarregados de educação e restantes familiares fomentando a sua participação na votação e, puxando a brasa à nossa sardinha, dar a conhecer a única proposta transmontana que continua em concurso, O Vale do Douro, que já é património da humanidade.

Aproveitando a campanha os alunos elegeram de entre as três últimas maravilhas da região, em concurso, a maravilha que deveria representar a região, sendo a sua bandeira. Esta votação está representada no gráfico seguinte.






Para uma larguíssima maioria de alunos e professores da escola As Fisgas de Ermelo deveriam ser consideradas a 1ª Maravilha Natural de Trás-os-Montes e por inerência estar presente nas 21 finalistas das Maravilhas Naturais de Portugal.

Luís Mesquita

Professor de Matemática e Ciências do 2º ciclo

2 comentários:

Ana disse...

Curioso... sendo o Douro o "ex libris" da região, a nossa comunidade escolar prefere a beleza agreste e deslumbrante das Fisgas de Ermelo... A Natureza no seu esplendor, qual vertigem de assombro que brota das águas cristalinas que correm pelos rochedos...Parabéns pelo inquérito !

Jose Santos disse...

Parabéns pela iniciativa! Valeu pelo despertar de valores que precisam ser mais lembrados.