domingo, 11 de abril de 2010

“Catarina de Aragão – A Princesa determinada”


“Catarina de Aragão – A Princesa determinada” de Philippa Gregory
Género literário: Ficção histórica
Editora: Civilização
“Catarina de Aragão nasce Catarina, Infanta da Espanha, de pais que eram reis e cruzados. Aos três anos foi prometida ao príncipe Artur, filho e herdeiro de Henrique VII de Inglaterra, e é educada para ser Princesa de Gales. Sabe que o seu destino é reinar sobre aquela terra distante, húmida e fria.
A sua fé é posta à prova quando o futuro sogro a recebe no seu novo país com uma grande afronta; Artur parece ser pouco mais do que uma criança; a comida é estranha e os costumes vulgares. Lentamente, adapta-se à sua primeira corte Tudor, e a vida como mulher de Artur vai-se tornando mais suportável. Inesperadamente, neste casamento arranjado começa a nascer um amor terno e apaixonado.
Mas, quando o jovem Artur morre, ela tem de construir o seu próprio futuro: como pode ser agora Rainha de Inglaterra e fundar uma dinastia? Só casando com o irmão mais novo de Artur, o alegre, mas mimado, Henrique. O pai e a avó de Henrique são contra; Os poderosos progenitores de Catarina revelam-se de pouca utilidade. No entanto, Catarina é filha de sua mãe e o espírito lutador é indomável. Fará qualquer coisa para alcançar o seu objectivo mesmo que tal implique contar a maior das mentiras, e mantê-la.”
Prof. Teresa Caseiro Marques

0 comentários: