domingo, 6 de junho de 2010

25 ANOS

A Escola EB 2, 3 Monsenhor Jerónimo Amaral faz 25 anos.


Dados biográficos de : Monsenhor Jerónimo do Amaral (patrono)

A 4 de Novembro de 1859, nasce na casa de Urros, sita na freguesia de Mateus, um menino de seu nome Jerónimo Teixeira de Figueiredo e Amaral, filho de José Paulo Teixeira de Figueiredo e de Josepha Correia de Sousa Pinto do Amaral, onde viria a falecer a 8 de Fevereiro de 1944.

A casa de Urros foi e ainda hoje é uma das “ Grandes Casas” da cidade de Vila Real.

Doutorou-se em Direito Civil e Canónico, em 1882, na Universidade de Coimbra, tendo regressado à cidade de natal sem nunca exercer advocacia.

Movido pela vocação, decidiu seguir os caminhos de Deus, ordenando-se padre.

Nesta sua caminhada, encontrou obstáculos, mas nada o demoveu. Com a ajuda de seu irmão e do Bispo de Viseu que lhe abriu as “portas”, “caminhos”, concretizou o seu sonho, celebrou a sua 1ª missa como reverendo na Capela privativa do Palácio de Mateus a ,8 de Março de 1982.

Homem de elevada sabedoria, humanidade e de grande sensibilidade dedicou-se à educação da Juventude, fundando em edifício de sua propriedade um Colégio para educação de rapazes, que posteriormente viria a funcionar como Hospital da Misericórdia de Vila Real, hoje conhecido como “ Hospital Velho”.

Foi militante no Partido Progressista à época, não tendo nunca exercido qualquer cargo na Administração Pública.

Renunciou sempre a altos cargos como: Bispo.

Como Director Diocesano do Apostolado da Oração dedicou toda a sua vida à propagação da Fé de Cristo, praticando o bem e distribuindo toda a sua fortuna por obras de caridade, onde houvesse necessidade espiritual ou material.

A melhor forma de agradecimento que o povo lhe poderia prestar seria: reconstruir, restaurar e preservar o parque de Nossa Senhora de Lourdes.

0 comentários: