sexta-feira, 18 de junho de 2010

A bandeira portuguesa

A bandeira portuguesa

Para comemorar o Centenário da Implantação da Republica aprendemos, na aula de Matemática, as regras que temos de obedecer ao construir uma bandeira de Portugal, para além de outras regras relativas ao seu uso por nós desconhecidas.

A bandeira é nosso símbolo, devemos de a respeitar e conhecer a lei que regula a sua construção e o seu uso. Esta lei foi aprovada pelo parlamento logo após a implantação da república.

A bandeira dever estar sempre impecável. Quando as cores começam a debotar ou se por qualquer motivo se danificar, deve ser substituída, para não perder a sua dignidade.

Na sua construção estão associadas várias proporções que fazem parte do tema que estamos a abordar nas aulas de matemática. Utilizamos as regras das proporções e construímos uma bandeira em papel A4.

As regras que obedecemos são:

· O comprimento é uma vez e meia altura.

· A cor verde, que está do lado do mastro, é dois quintos do comprimento enquanto o vermelho ocupa os restantes três quintos.

· A circunferência que tem no seu interior a esfera armilar e o escudo nacional tem o seu centro no ponto médio do segmento de recta que separa a cor vermelha da cor verde. O seu raio é um quarto desse segmento de recta.

Como era difícil desenhar a esfera armilar e o escudo muitos dos meus colegas não os desenharam preenchendo a circunferência apenas de amarelo.

A simbologia ligada à bandeira foi estudada na aula de história, e já a conhecíamos de outros anos lectivos.

Alice Daniela nº 1 6º G

Paula Cristina nº 11 6º F


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