sexta-feira, 18 de junho de 2010

RECEPÇÃO AOS ALUNOS DO 4.º ANO

Agrupamento de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral

Recepção aos alunos do 4.º ano

O futuro prepara-se hoje!

Perspectivando o próximo ano lectivo realizou-se, na última semana de aulas, na escola sede, a recepção a todos os alunos que frequentam o 4.º ano de escolaridade nos inúmeros estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral

Os alunos do 8.º A e 8.º D, futuros finalistas, foram os anfitriões desta visita guiada, recebendo as dezenas de caloiros, de forma acolhedora e afável, fazendo as honras da casa-mãe.

Durante três dias, os visitantes, acompanhados pelos colegas mais experientes, vivenciaram práticas de integração no novo espaço.

As boas vindas foram dadas pelos colegas, no auditório Via Láctea. Logo aí, alguns rostos expressaram curiosidade. Era preciso partir à descoberta e explorar as potencialidades desta escola.

Após a recepção feita pela Direcção do Agrupamento, visitaram com entusiasmo e interesse todos os pavilhões onde decorrem as actividades lectivas, as salas com características específicas, a cantina, o bar, a biblioteca, compreendendo a funcionalidade de cada espaço, dando especial atenção às explicações referentes à utilização do cartão electrónico.

Com os semblantes iluminados de alegria espontânea contactaram de perto com o recreio recheado de espaços propícios à brincadeira. Aí sim… deu-se o encantamento! Começando pelo relógio de sol, continuando a viagem pelo Jardim dos Amores, descansando nos bancos namoradeiros, brincando à sombra das frondosas árvores, perdendo-se no labirinto de sebes, viajando na imaginação, como se se tratasse de um trajecto próprio dos contos de fadas.

O tempo escasseou… a jornada continuará no próximo ano, com estes homens e mulheres do futuro. E tal como diz o poeta: Apesar de parecerem “ bandos de pardais à solta”… “são os putos deste povo a aprenderem a ser homens”.

Graça Dinis

1 comentários:

O Nosso Mundo da Imaginação disse...

Estimada Colega:
"...Após a recepção feita pela Direcção do Agrupamento, visitaram com entusiasmo e interesse todos os pavilhões onde decorrem as actividades lectivas, as salas com características específicas, a cantina, o bar, a biblioteca, compreendendo a funcionalidade de cada espaço, dando especial atenção às explicações referentes à utilização do cartão electrónico..."

Um gesto fabuloso, oportuno e de encantar.
Os mais pequeninos, nos primeiros tempos em que estão na nossa escola, merecem todo o nosso apoio e encaminhamento. Penso que se acham perdidos. Passam de um só professor para muitos professores e muitos toques para entrarem.
Tive uma vez que um aluno do quinto ano que assistiu a uma aula minha e só quando tocou para sair, apercebeu-se que a sua turma era outra.
Faço uma vénia de elogio e enaltecimento a quem teve esta brilhante e fabulosa ideia, numa atitude de fascinar e maravilhar.
Sim, notável colega! Apesar de parecerem “ bandos de pardais à solta”… “são os putos deste povo a aprenderem a ser homens”.
EXCELENTE!
Com o maior respeito, estima e consideração.
Abraço amigo pelo gesto fantástico.

pena

Estão de parabéns sinceros.
Bem-Hajam, notáveis colegas de maravilhar.