VIVER NAS CIDADES
Hoje, habitar numa grande cidade, implica conviver com a poluição, sobretudo fruto dos transportes que emitem gases poluentes, partículas e ruído.
Em pleno século XXI todos estão cientes deste problema que é o trânsito nas grandes cidades, que não só polui o ambiente, como cria uma cultura de stress aos condutores. Andar nos passeios de uma grande cidade também é uma experiência desagradável, o elevado ruído dos veículos aliado a “fumaceira” dos arranques desenfreados dos modelos diesel ou das motorizadas a 2 tempos.
Será que o problema do trânsito e da poluição subjacente ao mesmo, não tem solução? Na realidade não existe uma solução, mas com a conjugação de várias soluções consegue-se minimizar os efeitos deste problema. Seguidamente vamos apresentar algumas:
-Desviar o trânsito alheio das cidades. Por exemplo para eu ir para Lisboa tenho que atravessar o Porto. Não faz sentido as principais artérias de trânsito interferir com o congestionado trânsito dos grandes centros urbanos.
-Criar uma rede de transportes públicos eficiente.
Os autocarros com motores diesel devem ser eliminados e no futuro substituídos por autocarros a hidrogénio.
-Criar grandes parques gratuitos nas redondezas das cidades, apoiadas por uma rede eficiente de transportes públicos, de modo as pessoas deixarem lá as viaturas e poder-se deslocar a vontade nos grandes centros urbanos.
-Construir ciclovias nas principais artérias das cidades, para que andar de bicicleta, não se torne uma aventura de isco.
-Restringir a circulação nos centros urbanos a transportes públicos e veículos eléctricos.
0 comentários:
Enviar um comentário